Procurar
Close this search box.

Uma viagem em 3D pela Covilhã

Na noite do último sábado, 10, na Praça do Município, acompanhado pela Banda da Covilhã, Luís Agostinho, fotógrafo covilhanense, apresentou aquele que afirma ser o primeiro filme sobre uma cidade em 3D, com a duração de 20 minutos, mas muitos meses de trabalho até obter o resultado final.

O fotógrafo de 48 anos, natural de Cantar Galo, encontrou no recurso à tridimensionalidade uma forma de encaminhar o olhar de quem vê para pormenores que entende merecerem ser destacados.

Decidiu que “Covilhã 3D”, produzido com o apoio da Câmara da Covilhã, seria uma viagem por um percurso que o próprio recomendaria a alguém que visita a cidade.

Começa na Serra da Estrela, com a neve a derreter, a fauna, a pastorícia, o novo miradouro da Varanda dos Carqueijais e segue pela cidade, com passagens pela Rua dos Bombeiros, Jardim Municipal, interior da Igreja de São Francisco, pelo Centro Histórico, onde se chama a atenção para “alguns elementos judaicos”, pelo Pelourinho, exterior da Capela de São Martinho, mostra-se um dos ascensores mecânicos, percorrem-se algumas peças de arte urbana, segue-se para a universidade, Jardim do Lago e termina com a paisagem rosa dos pessegueiros em flor.

“É o olhar de quem ama e conhece o potencial desta região”, salienta Luís Agostinho, que optou por retratar as quatro estações do ano, que o turista habitual não conhece. “O turista conhece os caminhos principais e não costuma ter acesso a outras coisas. Temos uma paisagem lindíssima, o mar cor-de-rosa dos pessegueiros em flor, que devia ser explorada”, exemplifica o fotógrafo.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã