Procurar
Close this search box.

Transporte de neve para Lisboa recriado em Agosto

O Clube Escape Livre da Guarda vai recriar, em Agosto, a tradição secular do transporte de neve (gelo) da Serra da Estrela para Lisboa, que permitiu que os reis pudessem saborear gelados ou bebidas frescas nos meses quentes.

A tradição vai ser recriada no dia 8 de Agosto, pelo Clube Escape Livre e pela Marinha do Tejo, com o evento “Dar neve a Lisboa”, após sugestão do cientista Carvalho Rodrigues, natural de Casal de Cinza, no concelho da Guarda.

Segundo Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, a ideia da organização é “recriar aquilo que acontecia em 1700”, em que havia transporte de neve da Serra da Estrela até ao Cais das Colunas, em Lisboa, “para dar, nomeadamente a sua majestade, o rei, e depois também para ser vendida como gelado”. “Vamos recriar o processo todo, desde retirar a neve do local (…) a 8 de Agosto, transportá-la nos veículos 4×4 até à Moita, onde essa neve embarca nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, onde é desembarcada”, explica à agência Lusa. O responsável refere que a neve quando chegava a Lisboa era “entregue a sua majestade, o rei”, e era distribuída “pelos almocreves para [os comerciantes] fazerem gelados”. A organização, que espera transportar cerca de 600 quilos de neve (gelo) para Lisboa, apresentará mais tarde os pormenores da realização da iniciativa.

O mentor da ideia, Carvalho Rodrigues, lembra que outrora a neve era “cortada” na Serra da Estrela e era “posta nas geleiras”, que eram “poços” ou “buracos onde não bate o sol”, e depois transportada para a capital. A neve seguia em burros e cavalos até Vila Velha de Ródão e a partir dali era transportada de barco para Lisboa. Carvalho Rodrigues disse que irá ser feito “algo que começou há 400 anos” com a neve da Serra da Estrela que, em sua opinião, “é outra coisa”.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã