Procurar
Close this search box.

Quando o Covilhã assustou o Salgueiros de Deco

O reencontro para uma eliminatória da Taça de Portugal em que os papéis estão invertidos. O Sporting da Covilhã defronta na próxima segunda-feira, 21, pelas 11 horas da manhã (com transmissão no Canal 11) o Sport Comércio e Salgueiros, um dos históricos do futebol nacional que, curiosamente, há quase 22 anos atrás calhou em sorte aos serranos, na quarta eliminatória da Taça, quando era uma equipa de topo em Portugal, e os “Leões da Serra” tentavam o regresso ao segundo escalão do futebol nacional.

A 10 de Janeiro de 1999, o Santos Pinto encheu para ver o Covilhã defrontar o Salgueiros, então na Primeira Divisão, que tinha nomes como os de Abílio, Cao (campeão do mundo sub-20 por Portugal, em Lisboa) ou um tal de Deco, que anos depois se tornaria num dos melhores jogadores nacionais ao serviço do Porto, e com passagens por clubes como o Barcelona e Chelsea.

Em casa, o Covilhã, que militava na Segunda Divisão- Zona Centro (então o terceiro escalão do futebol nacional), tentava a surpresa de afastar o “velho salgueiral”, que era de “primeira”. O jogo, contudo, não correu de feição aos serranos, que viram os forasteiros marcar aos 36 e 39 minutos, pelo brasileiro Celso, o segundo golo muito contestado pelos locais, por ser obtido, alegadamente, após dominar a bola com a mão. Ao intervalo, os nortenhos ganhavam por 0-3, depois de Cao, aos 44 minutos, marcar mais um golo.

Na segunda parte, os “Leões da Serra” foram atrás do prejuízo e “apertaram” os encarnados do Porto, com Miguel Vaz, na transformação de um livre, aos 55 minutos, a fazer um grande golo e reduzir diferenças, e o central João Carlos, aos 79 minutos, de cabeça, a reacender a esperança serrana. Só que, dois minutos depois, Carlos Ferreira, na recarga a um livre de Abílio que foi à trave da baliza de Luciano, iria sentenciar a partida.

Jesus e Dito eram os treinadores

No banco do Covilhã, o líder era António Jesus, já desaparecido, e que levou mesmo os serranos, nessa temporada, à Liga de Honra. No Salgueiros, o técnico era Dito, que faleceu recentemente, e teve uma passagem fugaz pelo Sporting da Covilhã.

No final, Jesus lamentava os golos “anormais” que a equipa sofrera, e elogiava os atletas. “Só uma grande equipa consegue estar à beira de dar a volta ao resultado com o Salgueiros”, acreditando que se os serranos fizessem o 3-3 passariam a eliminatória.

Já Dito dizia que a eliminatória nunca tinha estado em risco, mas que o Covilhã da segunda parte “nos obrigou a correr mais”.

No próximo domingo, reedita-se o duelo, mas em casa dos nortenhos, que partem com papel invertido de serem eles a tentar serem os “tomba-gigantes”, frente a uma equipa da II Liga. O Salgueiros é actual terceiro classificado da série C do Campeonato de Portugal e tem nas suas fileiras, como nomes mais conhecidos, Tarcísio, que já passou pelo Covilhã, ou Braga, há duas épocas atrás no Aves, na Primeira Liga.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã