PS domina Beira Interior nas Europeias

Partido Socialista ganhou nos distritos de Castelo Branco e Guarda. Dos 25 concelhos existentes, PSD ganhou apenas em sete
0
75

De rosa vestidos. Os dois distritos da Beira Interior, Guarda e Castelo Branco, votaram maioritariamente pelo PS no passado domingo, nas eleições europeias, em que o partido liderado por António Costa ganhou também com margem em termos nacionais, numas eleições em que a abstenção foi elevadíssima, na ordem dos 68 por cento. 

Na Beira, também foram poucos os que saíram à rua no domingo para votar, com a abstenção a registar 65 e 66 por cento, nos distritos de Castelo Branco e Guarda, respectivamente. Nos 25 concelhos, o PS ganhou em 18, o PSD em sete.

Em Castelo Branco, dos 11 concelhos existentes, 8 votaram PS: Castelo Branco, Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Ródão e Proença. Foi neste último que a diferença foi menor, com 37,97 por cento para os socialistas, 32,84 para os “laranjas”. Aliás, o Pinhal foi “fiel” à tradição e foi lá que o PSD conseguiu ganhar em três concelhos: Oleiros, Sertã e Vila de Rei. Em termos globais, no distrito, o PS teve 39 por cento dos votos, o PSD 21,48 e o Bloco foi a terceira força, tal como no País, com 10,02 por cento.

Vitória em todas as freguesias da Covilhã

Na Covilhã, os socialistas venceram com larga margem, 41, 93 por cento, sendo o PSD a segunda força mais votada, com 13,63 por cento, pouco mais que um ponto percentual que o Bloco, que teve 12,06 por cento. Em termos de freguesias, o pleno: PS ganhou em todas.

Já no distrito da Guarda, em termos globais, a diferença foi menor. O PS ganhou com 34, 7 por cento dos votos, contra os 30, 54 do PSD. O Bloco foi a terceira força mais votada, com 7,35 por cento dos votos. 

Dos 14 concelhos existentes, os socialistas venceram em dez (Guarda, Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Manteigas. Os social-democratas ganharam em Aguiar da Beira, Pinhel, Meda e Almeida.   

Deixe um comentário