Livro de Frei Heitor Pinto com 404 anos encontrado na Holanda

Emigrante português deslocou-se à Covilhã por pretender deixar a obra numa cidade ligada ao autor
1
207

Um livro do teólogo, filósofo e escritor covilhanense Frei Heitor Pinto, datado de 1615, terá sido encontrado numa loja de artigos em segunda mão em Leiden, Holanda, e foi trazido à Covilhã por Carlos Fortes, emigrante que garante querer deixá-lo num local ligado ao autor.

“In Ezechielem Prophetam Commentaria” são comentários sobre o texto bíblico, escrito em 1568. A edição em causa é posterior à morte de Frei Heitor Pinto, que se presume ter nascido na Covilhã, em 1528, e falecido em Toledo, em 1584.

Ao NC Carlos Fortes conta que a obra, escrita em latim, foi encontrada, no dia 11 de Novembro, por um amigo holandês, que lhe a mostrou. O emigrante, artista de rua, admite nunca ter ouvido falar do autor, mas conta ter ido pesquisar e percebido a associação de Frei Heitor Pinto à Covilhã e a Coimbra.

 Depois de a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra ter manifestado interesse numa doação, sem qualquer retribuição, dirigiu-se à Covilhã, onde contactou a Câmara Municipal e pediu mil euros pela obra, mas lamenta ter-lhe sido comunicado, pela funcionária com quem conversou, que “o município não poderá adquirir o livro apresentado”.

Ao NC Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da Cultura, explica que a funcionária que falou com Carlos Fortes lhe propôs que deixasse o livro para ser avaliado e verificado o seu valor, mas o emigrante na Holanda não terá aceitado.

(Notícias completa na edição impressa do NC).

1 comment

  1. Avatar
    carlos fortes 7 Dezembro, 2019 at 07:57 Responder

    Ana Ribeiro Rodrigues
    Muito agradecido estou por haver publicado esta notificação no Noticias da Covilhã tal como eu lhe pedi pois essa foi a minha meta , dar a entender que tal Obra Voltou ao Lar depois de muitos caminhos e secúlos percorridos … / … to be continue …/…

Deixe um comentário

Mais Notícias