Procurar
Close this search box.

Guarda distingue IPSS’s no Dia da Cidade

A Câmara da Guarda vai homenagear amanhã, sexta-feira, 27, Dia da Cidade, as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, com a atribuição da medalha de mérito municipal.

As comemorações dos 821 anos de atribuição do foral pelo rei Dom Sancho I à cidade mais alta do País começam pelas 10 horas e 30, com a cerimónia do hastear da bandeira, na Praça do Município. Devido à situação pandémica causada pela covid-19, as principais iniciativas do programa serão transmitidas ‘online’ na página do Facebook do município da Guarda.

Para as 10 horas e 45 está agendada a sessão solene comemorativa, com intervenções da presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom, da comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro. Na sessão serão homenageadas todas as IPSS do concelho da Guarda com a entrega da medalha de mérito ao presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, em representação de todas as instituições, segundo a autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro (PSD).

Pelas 12 horas realiza-se a cerimónia de inauguração do elevador panorâmico e das obras de requalificação da Torre dos Ferreiros, enquadradas no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Plano Operacional do Centro 2020. O projecto que tornou a Torre dos Ferreiros visitável e que contribuirá para o aumento da oferta turística da cidade envolveu um investimento da ordem dos 600 mil euros. A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade, está classificada como monumento nacional.

A autarquia refere em comunicado que as comemorações dos 821 anos de atribuição do foral à Guarda pelo rei Dom Sancho I prosseguem, durante a tarde, em duas freguesias do concelho. Primeiro, às 15 horas, em Vila Fernando, onde será feita a bênção das obras de ampliação do cemitério e, às 16 horas, em Videmonte, onde será inaugurado o equipamento público de apoio ao museu daquela Aldeia de Montanha. O programa também inclui, pelas 17 horas e 30, a ligação da iluminação de Natal (Praça Luís de Camões) e um concerto da fadista Cuca Roseta, a realizar pelas 18 horas, no Teatro Municipal da Guarda.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã