Procurar
Close this search box.

Festa das Papas na Póvoa de Atalaia

A Póvoa da Atalaia, no Fundão, é palco, no domingo, da festa em honra de São Sebastião, mais conhecida como a Festa das Papas. Além da eucaristia, às 14 horas decorre o célebre cortejo de papas pelas ruas da aldeia.

Reza a lenda que, em tempos remotos, a região foi vítima de uma praga de gafanhotos. A população da Póvoa de Atalaia, devota de São Sebastião, tratou de fazer uma promessa ao padroeiro para que poupasse a aldeia e protegesse as colheitas, constituídas maioritariamente por cereais. Em troca, iriam oferecer papas de carolo e coscoréis, feitos com o que resultasse das colheitas salvas. Conta-se também que todas as terras vizinhas sucumbiram à praga, mas que a Póvoa de Atalaia foi poupada, sendo que os pequenos predadores foram morrer, “por milagre”, à porta da capela de São Sebastião situada na aldeia. Restou então aos seus habitantes cumprirem a promessa, o que acontece ao terceiro domingo de Janeiro, desde que há memória.

Já em Janeiro de Cima, segunda-feira, 2o, decorre a Festa do Bodo, também em honra de S.Sebastião, em que também segundo a lenda este santo salvou os habitantes de uma grave epidemia. Todos os anos, a aldeia, em forma de agradecimento, celebra a Festa do Bodo.

 

 

 

 

 

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã