Procurar
Close this search box.

Festa da Senhora da Graça: a tradição sempre nova

Desde há décadas que a Festa em honra de Nossa Senhora da Graça se destaca como uma das grandes festas religiosas da Serra da Estrela. A efeméride, que decorre sempre entre os dias 7 e 8 de Setembro, seja qual o dia da semana, comemora o nascimento da Virgem Maria e ali, naquela vila serrana, invocada como Senhora da Graça.

“É um dos pontos altos da vida da vila, porque muitos emigrantes e migrantes, gentes de Lisboa e de várias partes do país, regressam a Manteigas para a festa”, diz Manuel Santos, um dos mais entusiastas e jovens membros do grupo de trabalho, composto por 13 elementos, que tem a seu encargo toda a organização.

A festa de Nossa Senhora da Graça, que começa a ser preparada em Novembro do ano anterior, reúne um grande número de voluntários que “não recorre a quase nenhum serviço fora da vila”. A devoção mariana inspira um grupo de cerca de 80 pessoas a trabalhar noite dia, de forma gratuita, para que as centenas de pessoas que por lá passam saboreiem a festa. “A tradição é muito importante e os actos religiosos têm de estar no centro” afirma Manuel Santos, que considera que “se um dia não houver gente para trabalhar nos bares e no resto de entretenimento, não pode acabar a procissão e a aclamação a Nossa Senhora”.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã