Procurar
Close this search box.

Feira histórica em Trancoso

A feira centenária de Trancoso, considerada das “mais importantes da Idade Média”, serve de mote para os três dias de festa que vão animar aquela cidade do distrito da Guarda de sexta-feira a domingo.

Segundo a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, Trancoso vai estar em festa no fim de semana, com o evento de animação “Vou-me à Feira de Trancoso”, que integra o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. A fonte refere em comunicado que a iniciativa “dá vida a uma tradição centenária” e inclui três dias de festa e de animação.

“‘Vou-me à Feira de Trancoso’ é um dos versos do ‘Auto de Mofina Mendes’, de Gil Vicente. É fácil perceber, assim, a importância da Feira de São Bartolomeu, em Trancoso, que, além de ter merecido referência numa obra daquele que é considerado o primeiro grande dramaturgo português, recebeu carta de feira por Dom Afonso III, em 1273, e era tão marcante para a região que os reis portugueses lhe concediam uma proteção especial, com grandes regalias e privilégios”, lê-se. A organização acrescenta que, até ao século XIX, a feira “continuava a ser o acontecimento mais aguardado da região”. O programa do evento incluiu visitas encenadas, jogos tradicionais, provas gastronómicas, passeios de charrete, ‘workshops’, música, mercado de produtos regionais, entre outras actividades.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã