Procurar
Close this search box.

Confraria da Truta realiza primeiro capítulo

A Confraria da Truta do Paul realiza no próximo sábado, 12, o seu Primeiro Capitulo de Entronização.

Esta nova associação paulense – constituída oficialmente a 17 de Maio do ano passado, adoptou o nome de “Confrades da Truta do Paul – Confratruta”, tendo assumido desde logo como objetivo central promover e divulgar a truta como elemento gastronómico característico da vila do Paul.

Faltava a entronização dos confrades, que acontece no sábado, a partir das nove horas, com acolhimento aos confrades visitantes e demais convidados no Largo do Mercado, seguindo-se uma hora e meia depois o desfile das Confrarias pelas ruas do Paul. Terminado o desfile, o auditório da Vila acolhe a Cerimónia de Entronização com destaque para a Lição de Sapiência: Conservação e gestão de populações de truta-de-rio (Salmo trutta L.) em Portugal: Principais ameaças e desafios futuros”, a cargo de Amílcar Teixeira, professor coordenador na Escola Superior Agrária do IPCB e Investigador do CIMO, que tem participado em diversos projectos científicos, sendo ainda autor de mais de 50 publicações científicas em revistas internacionais.

Com a entronização concluída dos 23 confrades, entre os quais estão os fundadores da Confraria da Truta do Paul que tem como madrinha a sua congénere Confraria da Pastinaca (Cherovia) e Pastel de Molho da Covilhã, antes do almoço de confraternização haverá a fotografia de família, sendo que o repasto vai ter lugar no Centro Apostólico do Santuário de Nossa Senhora das Dores do Paul. E a truta, como não podia deixar de ser, será a rainha da ementa, que apresenta variáveis bem surpreendentes deste saboroso peixe.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã