Procurar
Close this search box.

CIM quer fazer rastreios em todo os lares

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) disse que estão a ser preparadas as “acções necessárias” para que sejam feitos rastreios da doença covid-19 nos lares de idosos do território. “Na área da CIM-BSE, quer por via da intervenção dos municípios, quer do Governo, estão a ser postas no terreno as acções necessárias para podermos ter alguma noção mais precisa daquilo que se passa nas nossas instituições particulares de solidariedade social”,revela Luís Tadeu.

O presidente da CIM-BSE, que também lidera a Câmara Municipal de Gouveia, adianta que foi contactado pela secretária de Estado da Acção Social, Rita Mendes, que lhe indicou que o Governo vai “arrancar com a implementação dos testes” à covid-19 nos lares de idosos do território da comunidade intermunicipal, que abrange 15 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco. A acção governamental incidirá nas instituições de maior dimensão da região e dará prioridade aos funcionários que podem ser os “focos de difusão” do vírus, indica. “Isso não retira a preocupação que nós, presidentes de Câmara, temos manifestado, no âmbito da Comunidade Intermunicipal, de realizar testes”, disse.

O autarca tem também conhecimento de que o Governo está a ultimar um aviso para que as Comunidades Intermunicipais e os municípios individualmente apresentem candidaturas para terem apoios para aquisição quer de equipamento de protecção individual quer para a contratação de testes. Ainda de acordo com Luís Tadeu, o “grande problema” que existe neste momento é encontrar laboratórios “com capacidade para se conseguir realizar tantos testes e tantas análises” ao vírus causador da covid-19.

O presidente da CIM-BSE refere também que algumas autarquias da região, nomeadamente Gouveia, Fundão, Covilhã e Manteigas, já estão a realizar testes a utentes e funcionários de lares de idosos e a elementos das corporações de bombeiros.

A CIM-BSE, com sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã