Procurar
Close this search box.

Candidatura a Cidade Criativa da UNESCO apresentada hoje

A candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, é apresentada esta quinta-feira, 17, às 16h, no Salão Nobre do município, ao mesmo tempo que é assinado um protocolo de colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI).

A data da cerimónia, integrada nas comemorações dos 149 anos da elevação da Covilhã a cidade, foi anunciada na última sexta-feira pelo presidente da autarquia, Vítor Pereira, que não quis adiantar pormenores, mencionando apenas tratar-se de um projecto de “criatividade relacionada com o design e a indústria têxtil”.

A preparação de uma candidatura da Covilhã a Capital Nacional do Design e da Moda foi anunciada em Março do ano passado pelo presidente do município, Vítor Pereira, com o intuito de aproveitar o património industrial do concelho e a existência, na UBI, de cursos da área.

Vítor Pereira mencionou a profissão de debuxador, “que ainda hoje pontifica” nas empresas de lanifícios, embora com outro nome, e faz referência a essa tradição na Covilhã, a que acrescenta os cursos de Design de Moda e Design Industrial.

Este “apelo às origens” pretende ser uma forma de destacar o concelho num aspecto em que ele pode ganhar um maior reconhecimento público, aproveitando o que existe e potenciando “o capital endógeno”, justificou à data o autarca.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã