“Caixa” desinfecta quem entra na Loja do Cidadão

Safeplace foi instalada na semana passada
0
146

Quando se entra agora na Loja do Cidadão de Belmonte, deparamo-nos com uma espécie de caixa azul pela qual temos que passar antes de nos dirigirmos às finanças, segurança social ou outro serviço. À entrada, aproximamos a cabeça de um medidor de temperatura que comunica com um sistema de luzes que, caso seja verde, diz que está tudo bem. Se for vermelho, não. A partir daí, segue-se em frente e leva-se com uma espécie de repuxo que vai dos pés à cabeça. É este, em suma, o sistema Safeplace, que será esta semana apresentado em Belmonte, mas que já funciona desde esta segunda-feira.

A infra-estrutura foi desenvolvida pela empresa Starmodular, que durante muitos anos esteve em Manteigas, mas agora está sediada na terra de Pedro Álvares Cabral. O objectivo é que quem frequente este espaço público passe primeiro pela “caixa” que irá proceder à medição de temperatura, desinfecção de mãos, nebulização e limpeza de calçado. Em 25 segundos, cada pessoa estará segura de estar “limpa” de qualquer vírus. Um sistema pensado a pensar na segurança das pessoas.

Na passada sexta-feira, 5, o presidente da Câmara, António Dias Rocha, experimentou esta “cabine” que tinha sido instalada momentos antes e ainda estava a ser afinada. “Trouxe para o local mais importante, onde há mais gente: a loja do cidadão. Esta é a primeira estrutura do País. Espero que fique a funcionar bem” frisa o autarca, que não descarta a possibilidade de instalar mais duas estruturas, no edifício da autarquia ou espaço do cidadão de Caria.

(Notícia completa na edição papel)

Deixe um comentário