Procurar
Close this search box.

Autarca da Idanha quer IC31 na cimeira luso-espanhola

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, espera que o IC31 seja apresentado na cimeira luso-espanhola como um dos projectos para melhorar as ligações transfronteiriças. “Trata-se de uma infra-estrutura rodoviária da maior importância e a sua concretização irá afirmar as Termas de Monfortinho como a grande porta de entrada do Centro de Portugal, para turistas e mercadorias”, explica, em comunicado, o presidente do município idanhense.

O IC31 é um itinerário complementar planeado para ligar a auto-estrada A23 à fronteira espanhola através das Termas de Monfortinho e chegou a ser classificado pelo Governo de José Sócrates como uma obra prioritária. Foi considerado no Plano Regional de Ordenamento do Território como uma via estratégica para a região Centro do País.

“O projecto do IC31 é estruturante para a região Centro de Portugal e para o País no seu todo. É um investimento que irá gerar desenvolvimento económico e social, aproximar Portugal da Europa, aumentar a competitividade territorial e reforçar a coesão interna do nosso país”, sustenta o autarca.

A Câmara de Idanha-a-Nova congratula-se por a via IC31 – Castelo Branco/Termas de Monfortinho, que ligará a A23 a Espanha, constar entre as obras previstas no Plano Nacional de Investimentos 2030. “Na próxima cimeira luso-espanhola, que deverá realizar-se na Guarda, entre o final de Setembro e início de Outubro, espera-se que o IC31 seja apresentado como um dos projectos que vão melhorar as ligações transfronteiriças, que têm previsto um investimento de cerca de 80 milhões de euros e um prazo de construção entre 2024 e 2030”, lê-se na nota. Armindo jacinto saúda o facto de o IC31 estar entre os investimentos estratégicos que Portugal decidiu lançar esta década, “num compromisso que não deve ficar condicionado às alterações de ciclo político”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã