Procurar
Close this search box.

Álvaro paga caução de 40 mil euros e toma posse como eurodeputado

O advogado do social-democrata Álvaro Amaro, Castanheira Neves, disse ontem à saída do Tribunal de Viseu, onde o antigo autarca foi ouvido no processo “Rota Final”, que o seu constituinte irá tomar posse como eurodeputado, esta terça-feira, em Estrasburgo. “O doutor Álvaro Amaro tomará amanhã posse como eurodeputado, mas desde já uma informação: o doutor Álvaro Amaro jamais utilizará qualquer prerrogativa atinente à imunidade parlamentar”, que terá a partir de terça-feira, assumiu o advogado.

Castanheira Neves acrescentou que “sempre que qualquer autoridade judiciária precisar de o ouvir, de o ter presente em qualquer diligência, o doutor Álvaro Amaro dará prioridade a essa eventual diligência sobre as suas tarefas parlamentares”. À saída do Tribunal de Viseu, onde esteve a ser ouvido desde manhã e até quase às 17:00, com interrupção para o almoço, Álvaro Amaro recusou-se a prestar esclarecimentos e o seu advogado disse que não podia “dizer rigorosamente nada, porque o processo se encontra em segredo de Justiça, interno e externo”. O ex-autarca ficou sujeito ao pagamento de uma caução de 40 mil euros e ao termo de identidade e residência.

O processo em causa diz respeito à operação “Rota Final”, uma investigação da Polícia Judiciária (PJ) sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública. No dia 12 de Junho, a PJ realizou buscas a 18 câmaras municipais do Norte e Centro do país, sendo a operadora de transportes públicos Transdev uma das visadas.

O município da Guarda foi inspecionado por uma equipa de seis elementos da PJ, que estiveram nos Paços do Concelho e pediram “um conjunto de documentos, onde estão processos relacionados com os transportes urbanos”, afirmou, na altura, o actual presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

Álvaro Amaro renunciou ao mandato autárquico na Guarda para assumir o cargo de deputado no Parlamento Europeu na sequência das eleições de 26 de Maio.

O ex-autarca da Guarda foi ouvido em Viseu, uma vez que, no entender do seu advogado, “é o tribunal de instrução criminal competente, dada a localização do processo, em Lamego”, concelho a norte do distrito.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã